GESTÃO DE ATIVOS

Alcançar a excelência na gestão de ativos é fundamental para aumentar o retorno sobre o investimento em empresas ativo-intensivas ou que dependem dos ativos para estabelecer seu negócio como as empresas de energia, água e indústrias de transformação.


O sucesso destas empresas depende da administração de seus ativos, de modo que suas instalações e equipamentos forneçam de forma confiável, valor para a realização do plano de negócios de modo consistente durante toda a vida das suas operações.

O QUE É GESTÃO DE ATIVOS?

A Gestão de ativos coordena as atividades financeiras, operacionais, de manutenção, de risco e outras atividades relacionadas aos negócios de uma organização para obter mais valor através de seus ativos. 


A prática da Gestão de Ativos implica numa reflexão inicial sobre o posicionamento da empresa no mercado, sobre seus objetivos em longo prazo e sobre as expectativas e necessidades das partes interessadas e como estas interagem com o negócio da empresa.


Neste aspecto, a gestão de ativos é o processo que determinará a aquisição, o uso e a alienação de ativos para se obter os melhores benefícios de seu desempenho, gerindo os riscos e custos relacionados ao longo do ciclo de vida.

Saber o momento certo de investir nos ativos pode ser a diferença entre obter um ótimo desempenho técnico-financeiro ou causar danos irreparáveis, desde a imagem perante os clientes até grandes perdas financeiras.

Segundo a série de normas ISO 55000, a Gestão de Ativos marca o início de uma nova era na administração de empresas, algo a ser praticado por quem busca excelência nos negócios. 


A Gestão de Ativos não se limita a gerir infraestrutura ou equipamentos, mas transcende a barreira dos limites operacionais para influenciar as estratégias do negócio, sua prática em conformidade com as normas garante um padrão internacional de gestão, de forma a obter o equilíbrio do desempenho, dos custos envolvidos e dos riscos associados.

"A Gestão de Ativos transforma a intenção estratégica em realização."

Engª Marisa Zampolli

POR ONDE COMEÇAR?

 Existem grandes oportunidades para obter todo o potencial da gestão de ativos em aprimorar a operação, reduzir custos, gerenciar melhor os riscos e atender as metas corporativas. Mas primeiramente, a “excelência em gestão de ativos “ deve ser prioridade da alta direção para que a tomada de decisão mais eficaz seja sustentada pelas melhores análises para  planejar, prever e otimizar o desempenho de forma cíclica. 

CONTATO

Ficou com alguma dúvida ou precisa de mais informações?

Entre em contato conosco

© Todos os direitos reservados - By AR2 Marketing e Web